A LOJA - Nossa História

Nossa História começa em meados do mês de agosto de 1980, no oriente de Vila Velha, ES, quando uma plêiade de irmãos maçons após diversas reuniões, capitaneado pelo Ir. Antonio Alves Madeira, tiveram uma iniciativa iluminada, ocasião em que fundaram uma Loja Maçônica que teve como oriente de atuação o bairro de Itapoã, Vila Velha, ES, jurisdicionada Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo e como nome de batismo ABÍLIO RODRIGUES DE SOUZA, em homenagem aos seus filhos, Ir. Sebastião Rodrigues de Souza, Grão Mestre a época e já falecido e do Ir. Fundador, Anadir Rodrigues de Souza, recebendo o número de série 18.

Inicialmente as reuniões eram realizadas aos Sábados, com inicio as 14:00, em um imóvel situado em cima do Bar Kung Fú, no Bairro da Glória, as margens da Rodovia Carlos Lindemberg próximo a Fabrica de Sapatos Pimpolho.

O 1° Venerável foi o Ir. Antônio Alves Madeira Neto, que na ocasião mesmo estando internado no Hospital Central do Exército - HCE, no Rio de Janeiro, RJ, às sextas-feiras saia furtivamente do hospital, pegava um ônibus com destino a Vitória, ES, dirigia a nossa Loja no Sábado e voltava para o Rio de Janeiro, como se nada tivesse acontecido.

A Loja prosperou, com a instalação do 1º Venerável eleito e filho da Loja, o Ir. Edmilson de Souza. Posteriormente por iniciativa de irmãos da Loja a mesma teve o seu nome alterado para Cavaleiro da Luz, n°. 18. A semente foi plantada em solo fértil e tendo A G.L.M.E.E.S. outorgado à Carta Definitiva da Loja em 21/03/1981. Adiante tendo os irmãos verificado a necessidade da construção de um Templo próprio a Loja se associou as AA.:RR.:LL.:SS.: Cavalheiro da Ordem n° 12 e Republicana n°. 25, dando inicio a construção do Condomínio Maçônico de Itapoã, que hoje é composto por 7(sete) Lojas Maçônicas; A.:R.:L.:S.: Sete de Setembro, n°. 7, A.:R.:L.:S.: Cavalheiros da Ordem, n°.12, A.:R.:L.:S.: Cavaleiros da Luz, n°.18, A.:R.:L.:S.: Republicana, n°.25, A.:R.:L.:S.: Acácia da Barra, n°. 61 A.:R.:L.:S.: Walmor Pinto Laurant Pinto Machado, n° 49, A.:R.:L.:S.: Helsio Pinheiro Cordeiro, n°. 73. e 2 Templos. Sendo hoje o local que reúne a maior concentração de irmãos e lojas jurisdicionadas a G.L.M.E.E.S.

Nosso Templo

Muitas iniciações foram realizadas pela loja bem como filantropia e várias ações em prol da comunidade com atuações destacadas de seus membros. No ano de 2005, a Loja completou no dia 15 e agosto os 25 anos de fundação, data esta de importância significativa, pois representou a maturidade da loja e a sua atuação perene.

Muitos desafios se apresentam, as responsabilidades aumentam, em fim ao tempo em que comemoramos o Jubileu de Prata de fundação da loja nos preparamos para os próximos 25 anos, já madurecidos pelo tempo e fortificados com as experiências vivenciadas. Muitos irmãos iniciaram muitos se afastaram e alguns partiram para o oriente eterno, não obstante as alegrias registram-se as ausências entre nós dos Irmãos Carlos Roberto Machado Guimarães e Francisco Carlos Camponês, respectivamente, ex-venerável e um dos primeiros iniciados na Loja, que já partiram para o oriente eterno.

Enfim uma Loja Maçônica tem como primícias à de ser fonte de luz e calor para o oriente em que optou por trabalhar e a A.:R.:L.:S.: Cavaleiros da Luz tem sido fiel a este principio.

Em assim sendo rogamos ao G.A.D.U. que nos dê sabedoria e serenidade para que possamos estar sempre unidos em harmonia e paz de espírito fazendo progressos na maçonaria e estreitando os laços que os unem como verdadeiros irmãos levando luz como um verdadeiro Cavaleiro da Luz.

Agenda de Reuniões

Jornal "O Cruzado"

Área Restrita

Esqueceu a senha?

Patrocinadores